quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Elvis Presley - A Cronologia do Rei

"...Observo e ouço a plateia , e sei que tanto eles quanto eu, estamos colocando alguma coisa pra fora. Nenhum de nós sabe o que é. O importante é que estamos nos livrando disso, sem ninguém se machucar..."

 

-------------------------------------------------------------------------------
     
Cronologia de Elvis Presley

*1935 - Às doze horas do dia 8 de Janeiro, nasce em East Tupelo, Estado do Mississipi, Estados Unidos, Elvis Aaron Presley, filho de Vernon Elvis Presley e Gladys Love Smith Presley. Seu irmão gêmeo idêntico não sobrevive.

*1936 - Um Grande tornado atinge a pequena Tupelo, e por muito pouco, a casa dos Presley não é arrastada. Os tempos são muito difíceis para eles, e Elvis vive sua infância nas ruínas da cidade.

*1937 - Começa a frequentar a "Igreja da Primeira Assembléia de Deus", onde sua família ora por dias melhores. Ali, ele tem o seu primeiro contato com a música "Gospel". Não raro, o pequeno Elvis corria para junto do coro da igreja, fascinado pelo que vê e ouve.

*1938 - Embora assíduos frequentadores das reuniões e passeios promovidos pela igreja, os Presley não são fanáticos religiosos. Buscam tão somente o relacionamento, orientação e conforto necessários para enfrentar o dia-a-dia. Elvis mostra-se uma criança simples, cujas normas de educação, baseadas nos conceitos de humildade e respeito, são ditadas por sua mãe.

*1940 - Início de seus dias escolares e sua mãe o acompanha diariamente até a escola (prática que o acompanharia até seu último dia de "High School").

*1941 - 1943 - Muitas separações marcaram grande parte dos anos de guerra para os Presley. Vernon transfere-se de Tupelo para Memphis, Estado do Tenessee. Diante da proibição de crianças nos condomínios populares que visita, decide separar-se provisoriamente da esposa e do filho. Essa prática não apresenta resultados e Vernon volta pra casa.


*1944 - Este é o período em que Elvis se apresenta com sua primeira namorada, Caroline Ballard, filha de um pastor. O namoro termina com a mudança da família da garota para a cidade de Jackson, no Estado do Mississipi.

*1945 - Elvis canta para sua classe, e a professora, impressionada, leva o menino ao diretor da escola. Este por sua vez o inscreve na "Feira Anual Mississipi-Alabama" num concurso de talentos, que é transmitido por uma rádio local.

*3 de Outubro de 1945 - Elvis se apresenta na feira cantando "Old Shep" (música que gravaria mais tarde como profissional). Ganha o segundo prêmio (5 Dólares e ingressos grátis para todo o parque), e passa a noite divertindo-se com a ex-namorada Caroline no parque.

*1946 - 1947 - Neste período, novas mudanças marcam a vida da família Presley. As dívidas constantes fazem com que a família não consiga morar muito tempo no mesmo local. É neste período que Elvis começa aprender seus primeiros acordes com o tio Vester, o qual constuma aparecer para tocar violão.

*1948 - Elvis pede uma bicicleta aos pais, que na impossibilidade de comprar tal presente, sugerem um violão. Desde então, passa a ouvir com maior intensidade o rádio, e tentar reproduzir o que ouve: música rural (country-western) e o blues negro. Aos poucos desenvolve seu estilo, que mudaria o mundo.

*12 de Setembro de 1948 - A família Presley muda-se definitivamente para Memphis. A situação não melhora, e Elvis é matriculado na "L.C. Humes High School". No primeiro ano, o garoto tem dificuldades de adaptação.

*1949 - Com um ano na Humes, Elvis dá vazão a outra de suas paixões, o futebol americano. Sua mãe não gosta dos riscos deste esporte e pede a ele que esqueça o passatempo. Como sempre, concorda com a mãe.

Nessa época Elvis consegue seu primeiro emprego, como lanterninha de cinema, mas uma briga com um colega de serviço faz com que seja despedido. Paralelamente, sua mãe é forçada a deixar seu trabalho de enfermeira, devido à problemas de saúde.

O pouco dinheiro que Elvis consegue guardar nesse período é gasto em roupas um tanto quanto extravagantes para a época, que compra na loja "Lansky" (especializada em roupas de negros, localizada na famosa "Beale Street"). 'Peculiares' e por seu um dos "berços do blues". Até os dias de hoje, a Lansky é considerada um ponto turístico por suas características.

*1950 - 1952 - Elvis parte para um trabalho de período integral, visando ajudar mais a família, que continua com sérios problemas financeiros. Porém, o emprego começa a prejudicar seus estudose Gladys força o filho a demitir-se. Apesar da saúde deficiente, a mãe retoma seu trabalho como enfermeira.

*14 de Junho de 1953 - Elvis recebe seu diploma da High School. Enquanto isso, seu pai também apresenta problemas de saúde e inconstância no trabalho. Um período de grande pobreza para a família.

*Primavera de 1953 - Elvis está trabalhando para a "Crown Electic Company" como motorista de um caminhão de entregas e em seu horário de almoço, depara-se com um anúncio de uma pequena gravadora local sobre a possibilidade de gravar uma canção num acetato. Decide entrar, e é atendido por Marion Keisker, secretária da gravadora "Sun Records" (cuja subsidiária Memphis Recording Service está fazendo a promoção). 

Elvis diz que pretende gravar um disco para sua mãe, e indagado sobre seu estilo, diz: 
"- Não imito ninguém!"

Ele grava duas canções: "My Happiness" e "That's When Your Heartaches Begin", em 10 minutos, paga 4 Dólares pelo serviço e leva seu disco (acetato). A secretária deixa um bilhete para seu chefe, Sam Phillips, proprietário e produtor da Sun, com o seguinte texto: 
"Elvis Presley... bom cantor de baladas. Guarde isto."

Meses depois, Elvis volta para gravar novamente e o próprio produtor o atende. Ele grava mais duas canções. 

Sam Phillips viaja para Nashville e volta trazendo uma canção que pretende gravar com um cantor negro. Sem obter sucesso em localizar o intérprete desejado, é lembrado por Marion do "cantor de baladas". Imediatamente, após o telefonema de Sam, Elvis chega e inicia a gravação, sem sucesso. Sam Phillips desiste da canção e fica por volta de três horas com Elvis, ouvindo-o.

Decidido a apoiar o garoto, Sam Chama Scotty Moore, guitarrista, e Bill Black, contra-baixista, para apresentá-los ao cantor. O trio passa a ensaiar por um período, e volta ao estúdio para um teste. Durante o teste, nada acontece, porém, num dos intervalos, o trio despretensiosamente começa a tocar alguns sucessos da época com ritmos e enfoques diferenciados, chamando a atenção do produtor.

Era o nascimento de um novo estilo. Elvis, o branco que cantava como um negro, inicia sua espetacular trajetória para o sucesso.

*5 de Julho de 1954 - Primeira sessão de Elvis no estúdio da Sun como artista profissional. Ele grava por quatro dias e entre as canções está "That's All Right", que dá título ao seu primeiro disco.

*7 de Julho de 1954 - O disc-jockey Dewey Phillips, toca "That's All Right" em seu programa de rádio WHBQ de Memphis. É a primeira vez que o cantor é ouvido no rádio. O sucesso dessa primeira execução faz com que Elvis, seja assediado incessantemente pelos fãs. Data de sua primeira entrevista.

*19 de Julho de 1954 - A Sun Records lança o primeiro 'single' de Elvis com "That's All Right" (Mama), no lado 1, e "Blue Moon of Kentucky", no lado 2. 
Surge a primeira polêmica: Os DJ's de Country Music não querem tocar o cantor, afirmando que, a sua música é negra, e os negros não o querem porque ele é branco. Embora com sucesso, Elvis ainda está pobre, e Sam Phillips chama Bob Neal para empresariá-lo.

*10 de Agosto de 1954 - A primeira grande aparição pública de Elvis, foi à tarde, na grande concha acústica do Overton Park Shell, e nada acontece de especial. À noite, porém, ele volta e canta suas músicas recém-gravadas e o sucesso acontece. Começam as viagens, as manchetes e os shows.

*1955 - No início do ano, durante uma de suas apresentações, Elvis é visto por Thomas Andrew Parker (Coronel Parker), que dali em diante seria seu empresário.






 -------------------------------------------------------------------------------

*1956 - Cresce o sucesso do cantor com apresentações em diversas cidades, e num dos mais famosos programas de rádio da época: O "Louisiana Hayride".

Quando Elvis se apresenta no programa de Ed Sullivan, a sua popularidade regional, passa a ser nacional. Sua apresentação provoca enormes polêmicas e ele é chamado de obsceno, sendo filmado apenas da cintura para cima quando retorna ao programa. É neste período que é chamado para um teste no cinema e filma "Love Me Tender", a primeira de uma grande série de películas.

*1957 - Paralelo à música, Elvis participa de mais dois filmes, "Loving You" e "Jailhouse Rock".
O Rock n' Roll é uma mania mundial, e o cantor é eleito "O Rei", título pelo qual até hoje é reconhecido. Compra a mansão de Graceland (onde viverá pelo resto de sua vida).

*1958 - Enquanto o cantor realiza aquele considerado o seu melhor filme "King Creole", vem a convocação para o exército. É neste período que desaparecem do cenário musical, vários outros ídolos da chamada "Era de Ouro do Rock n' Roll":

Jerry Lee Lewis (condenado pela sociedade por casar-se com a prima de 13 anos);
Chuck Berry (preso por envolvimento com menores e drogas);
Bill Halley (por não conseguir repetir o estrondoso sucesso de Rock Around The Clock);
Litlle Richard (por declarar-se homossexual e envolver-se com religião);
Buddy Holly e Ritchie Valens (mortos num desastre aéreo), entre outros...

Elvis, por sua vez, além de seu afastamento da vida civil e artística, sofre outra perda irreparável cujos efeitos seriam notados pelo resto de sua vida.

Sua mãe Gladys morre em 14 de Agosto, devido a diversos problemas orgânicos resultantes 'segundo biógrafos', da enorme depressão causada pela repentina mudança nos padrões de sua vida.

*1959 - 1960 - Ao contrário do que se imagina, mesmo com sua ausência, e com as mudanças que a cultura em geral volta a ter, Elvis permanece com sucesso e discos (gravados antes da partida para a Alemanha), lançados normalmente, numa manobra executada habilmente pelo empresário Coronel Parker. Elvis conhece durante o serviço militar, na Alemanha, Priscilla Beaulieu.

*1960 - Elvis retorna à vida civil. Além de novos filmes que já começam a dever em qualidade, vai ao Havaí e realiza um grande show beneficiente para as famílias das vítimas do ataque a "Pearl Harbor". Seu estilo ainda é rebelde, embora com um repertório mesclado com mais baladas.

*1961 - 1966 - Continua a maratona do cantor no cinema e não mais se apresenta em público. Apesar de fracos, e sem conteúdo, os filmes de Elvis retratam o jovem da época com muitas garotas de biquínis, praia, surf, casos de amor adolescente, carros incrementados e muitos outros ingredientes típicos, além de serem os precursores do que hoje é chamado de "vídeo-clip".

*1967 - Elvis casa-se em uma cerimônia íntima e secreta em Las Vegas, às 4 horas da manhã, com Priscilla Ann Beaulieu, que já morava com ele em Graceland desde os seus 16 anos.

*1968 - Exatos nove meses após o casamento, nasce a filha única do casal, Lisa Marie Presley. Ao final do ano, o cantor retoma as aparições ao vivo num lendário especial de TV para a NBC. O Programa bate todos os recordes de audiência e torna-se um "divisor de águas" em sua carreira. Daí em diante retorna definitivamente aos palcos.

*1969 - O palco do Las Vegas Hilton recoloca o rei em seu trono, e isso reforça até mesmo seus discos que passam a ser mais elaborados e superiores às trilhas de filmes que vem gravando.

*1970 - Elvis volta ao cinema em forma de documentário. O roteiro é argumentado sobre um making-of de suas apresentações em Las Vegas, bastidores e ensaios do cantor.

*1971 - 1972 - Motivado pelo sucesso em Vegas, o cantor retoma suas turnês. "Elvis On Tour" é produzido para o cinema e representa o seu último filme. Em 72, se apresenta no "Madison Square Garden", em Nova Iorque, lotando-o nos quatro shows, façanha até então não realizada. Seu casamento termina e, como a perda de sua mãe, nunca foi 'assimilado emocionalmente'. O divórcio influencia seu comportamento, dentro e fora dos palcos.

*1973 - Separado de Priscilla, Elvis realiza um opulento espetáculo no Havaí, inaugurando as transmisões de shows via satélite para o mundo. Ele é visto simultâneamente por mais de 1 bilhão de pessoas, numa audiência superior à primeira descida do homem na lua. Prosseguem as turnês.

*1974 - 1977 - Show após show, Elvis segue a sua rotina que desde 1969, até 26 de Junho de 1977, totaliza mais de mil apresentações ao vivo (cerca de uma hora e meia cada).


(26 de Junho de 1977).  Esta é a data de seu último concerto, realizado em Indianapolis. Nesses últimos anos, o cantor já não apresenta uma silhueta esbelta, e sim a figura de um homem doente, marcado pela dependência de fortíssimos medicamentos, sofrendo entre outros males de, glaucoma, problemas de cólon, problemas digestivos, e até mesmo um tipo de câncer ósseo diagnosticado somente após sua morte.

Inchado e disforme, com sua voz cada vez mais potente, ele continua a lotar os shows.

*16 de Agosto de 1977 - Nesse dia, Elvis iria iniciar uma nova turnê e já mantinha planos de se casar em breve com sua companheira Ginger Alden.

Elvis é encontrado morto no banheiro de sua mansão aos 42 anos, às 14 horas. A notícia de sua morte chega a todos cantos do mundo como uma verdadeira bomba. 


Depois de Mickey Mouse, Elvis é a imagem mais famosa do mundo em reproduções, e ninguém aceitava a ideia de sua morte.
Seu funeral é marcado até mesmo por suicídios e após tentativa de roubo do seu corpo, seu pai decide trazê-lo, e enterrar Elvis, sua mãe e o irmão gêmeo (este último simbólicamente), nos jardins da mansão Graceland, num local chamado pelo cantor de "Jardim da Meditação".

*26 de Junho de 1979 - Aos 63 anos, Vernon Presley faleceu, e os direitos de Elvis passaram a ser administrados por Priscilla Presley, que afastou o Coronel Parker do espólio do rei.

*1997 - Coronel Thomas Andrew Parker (Coronel Tom Parker), falece em Janeiro, aos 87 anos.


-------------------------------------------------------------------------------

Curiosidades e frases de Elvis Presley

Elvis era um tipo de pessoa que precisava levar tudo aos extremos até esgotar o seu interesse por determinada coisa. Chegava a padrões, sem limites e progressivos, de tornar realidade qualquer tipo de fantasia que tivesse. Dali a algum tempo, perdia o interesse, e não dava a essa fantasia nenhuma importância. Comportamento este, que o cantor sempre manteve como padrão para sua vida emocional. Relacionamentos começavam com a mesma facilidade que terminavam.

Elvis dizia: "Eu não diria que garotas são um hobby meu. São um passatempo."

Existem duas histórias sobre Elvis Presley. A primeira, que todos conhecem, parece um conto de fadas, já invadiu o território das lendas e mitos, e terminou em tragédia. A segunda, a que poucos tiveram acesso, mostra o ídolo em sua verdadeira face humana, com seus defeitos e virtudes, suas ambições e desejos, seus ódios e amores, sua tempestuosa relação com o universo pop e com as pessoas que o cercavam.

Elvis dizia: "Em público, gosto de roupa bem conservadora, alguma coisa que não seja espalhafatosa. Mas no palco, gosto da roupa mais espalhafatosa que puder."

Gladys Presley (mãe), Vernon Presley (pai), Priscilla Ann (esposa), e Lisa Marie (única filha). Existem três marcos fundamentais na vida emocional de Elvis: A morte da mãe, o casamento com Priscilla, e sua separação em 1972.

Elvis dizia: "Observo e ouço a plateia, e sei que tanto eles, quanto eu, estamos colocando alguma coisa pra fora. Nenhum de nós sabe o que é. O importante é que estamos nos livrando disso, sem ninguém se machucar."

Elvis tinha graves problemas de cólon, no aparelho digestivo, e um glaucoma no olho esquerdo. Os exames post-mortem acusaram indícios do que poderia ser um certo tipo de câncer ósseo, o que efetivamente comprovou que Elvis estava doente.

Elvis dizia: "Não gosto de ser chamado de Elvis Pelvis. É uma das expressões mais infantis que já ouvi vinda da boca de um adulto. Mas, se quiserem me chamar assim, não posso fazer nada, sou obrigado a aceitar."

Você sabia que o primeiro show acústico transmitido pela televisão foi de Elvis Presley? Das cenas não aproveitadas, o canal de TV americano HBO, aproveitou um dos shows intimistas acusticos, e o exibiu na ítegra em 1980, e foi o primeiro show acústico da história do rock. Posteriormente, esse show saiu em home-video, e ficou conhecido como "One Night With You", nome dado pela HBO.

Elvis dizia: "É preciso rebolar para atrair uma multidão. Se eu ficasse lá parado, cantando, sem me mexer, as pessoas diriam: 'Eu poderia ficar em casa ouvindo os discos dele.' É preciso montar um show para as pessoas."

As "Jumpsuits" (como são conhecidas as roupas de Elvis), foram criadas a partir das solicitações do artista em função dos seus movimentos no palco, inspirados em artes marciais, e surgiram diante da sua recusa em apresentar-se de smoking, que até então, era um padrão nunca infringido em Las Vegas.

Elvis dizia: "Quando eu comecei a cantar pesava 70 quilos. Hoje peso 84. Não fiquei mais alto, mas estou ganhando um pouco de peso. A única malhação que faço é no palco. Se não fosse por isso, eu ficaria meio barrigudo, de tanto que como."




Ao conhecer o famoso guitarrista Eric Clapton, Elvis não sabia quem ele era, e muito menos tinha noção do que ele fazia.

"Mas quem diabos é Eric Clapton? - Perguntou Elvis.
Ao ser apresentado, falou: "Afinal, o que é que você faz?"

Clapton respondeu: "Sou Guitarrista!"
Elvis então disse: "Ah! Então é isso. Você quer aulas de guitarra. Posso chamar meu guitarrista (e chamou), e pedir a ele que o ajude.

Clapton sem graça, assistiu o filme com Elvis e se despediu.
"Esse tal de Eric Clapton é um bom sujeito." -Finalizou Elvis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário